Início de semestre

Começa a temporada de bixos na Praça Saturnino de Brito

Joyce Noronha

Santa Maria vive a partir de hoje um dos eventos mais tradicionais de sua história cotidiana: a volta às aulas nas instituições de Ensino Superior. Além do retorno dos jovens que já estudam aqui, a cidade recebe os bixos do segundo semestre. E, com eles, ocorrem as recepções, com trotes e a festa na Praça Saturnino de Brito, mais conhecida como Praça do Brahma, no centro da cidade.

A prefeitura diz que foi pega de surpresa, pois estava preparada para receber a calourada no espaço público só a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, quando começam as aulas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entretanto, outras instituições voltam às aulas hoje, como é o caso do Centro Universitário Franciscano (Unifra), a maior particular da cidade.

Volta às aulas atrai bixos e veteranos para a Saturnino de Brito


SURPRESA

O secretário de Gestão e Modernização Administrativa e chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, comenta que o Executivo adiantou para amanhã a reunião com Brigada Militar (BM), polícias Federal e Civil, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e secretarias que participaram da organização da Calourada Segura, em março passado.

Cortez diz que a ideia é seguir, na edição de inverno da festa dos bixos, a mesma estrutura e vigilância adotada no início do ano.

– Estamos convocando os órgãos para uma reunião, amanhã, no fim da manhã ou no início da tarde. Vamos monitorar o movimento no local na segunda-feira (hoje), mas imaginamos que o grande movimento na praça vai ser com os calouros da UFSM. Daí, vamos fechar as ruas e fazer o monitoramento da festa e a fiscalização dos bares – explica o secretário.

O calendário de concursos e as turmas preparatórias abertas 

Cortez salienta que, apesar de liberar a praça para a festa da calourada, a prefeitura vai exigir horário de começo e término do evento, para zelar pelos moradores da região. A ideia é fechar as ruas a partir das 19h, e encerrar o evento por volta da meia-noite. 


RECEPÇÃO NA UNIFRA

As aulas dos cursos de graduação do Centro Universitário Franciscano (Unifra) iniciam hoje. A celebração de boas-vindas ocorre amanhã, às 8h30min e às 18h, na Capela São Francisco de Assis, no Conjunto III. Já as aulas dos cursos de pós-graduação começam em 7 de agosto


RECEPÇÃO NA UFSM
 

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFSM, Clayton Hellig, diz que o Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), organiza a Semana da Calourada para o segundo semestre dentro do campus, em Camobi, de 7 a 11 de agosto.

Foto: Fernanda Ramos / newCo DSM

Deve chover e esfriar a partir de quarta-feira em Santa Maria 

Segundo Hellig, a semana terá atividades artísticas, rodas de conversa e o encerramento com a festa da Boate do DCE, na noite de 11, no Centro de Eventos de agosto.

Além disso, o pró-reitor comenta que, de 13 a 19 de agosto, ocorre a Semana de Acolhimento na Casa do Estudante Universitário (CEU), também no campus Camobi, com atividades artísticas e culturais. Esse evento encerra-se com a festa da Boate da União, no dia 19, no Centro de Eventos. Hellig diz que, para entrar nas festas, é obrigatório ser ou estar acompanhado de um estudante universitário.

104 vagas de empregos e estágios para segunda-feira

Entretanto, ele reforça que todas as atividades de recepção aos bixos são dentro da UFSM, e que a instituição não tem conexão com a festa que ocorre na Praça Saturnino de Brito. Além disso, o pró-reitor faz um pedido aos veteranos e calouros:

– A opressão, no trote, é danosa. Então, peço que a recepção aos calouros seja com trotes mais solidários e menos opressivos. Os calouros precisam se sentir acolhidos e não humilhados.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Fase questiona critério de internação de adolescentes infratores

Próximo

Veterinários e alunos da UFSM avaliam a saúde de cavalos de trabalho em Santa Maria

Geral